top of page

Monte Verde: a Suíça Mineira

Atualizado: 21 de mar. de 2021

Localizado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde, é um pequeno e charmoso distrito de Camanducaia - MG. É considerado uma das regiões mais altas do país (1555 metros acima do nível do mar) o que faz as baixas temperaturas durarem por maior parte do ano.

Somado ao clima de montanha e as belas paisagens, a arquitetura em estilo europeu torna o lugar encantador e aconchegante, sendo assim, o destino perfeito para casais, famílias e grupos de amigos que procuraram por atividades variadas, contato com a natureza e ótimas experiências gastronômicas.



A Suíça mineira foi fundada pelo letão Verner Grinberg e sua esposa Emília em 1950, é de seu sobrenome que vem o nome do distrito, "Grin", verde e "Berg" monte. Em 2008 recebeu também o título de melhor destino de inverno do Brasil e em 2009 o de cidade mais romântica.

Na Avenida Monte Verde, a principal da cidade, se concentram lojas, galerias, restaurantes e bares voltados para o turismo, onde é possível encontrar artesanato, cerâmica, sabonetes, doces, queijos, vinhos e geleias artesanais.

Monte Verde oferece uma gastronomia única e peculiar, que mistura a típica culinária mineira com pratos de origem alemã, suíça, portuguesa e italiana. Os pratos com truta e o fondue de queijo, carne ou chocolate são o destaque.

Para quem curte ecoturismo, existem opções de trilhas com diferentes graus de dificuldade e outras atividades e esportes radicais como o motocross. As duas mega tirolesas na Fazenda Radical são grandes atrações, juntas somam mais de 1000 metros de emoção e adrenalina. A Escola de Falcoaria promove a conscientização ambiental e proporciona contato direto com aves de rapina, uma arte milenar.

Passeios a cavalo, de quadriciclo, mountain bike, rapel e voo panorâmico são mais algumas das opções.

Para quem prefere passeios mais tranquilos o Orquidário MV tem um acervo com 1.500 espécies diferentes de orquídeas e plantas carnívoras.

A pista de patinação é para todas as idades e conta com instrutores.

Entre as opções de pousadas e hotéis, a Pousada Casa da Floresta se situa a apenas 5km do centro de Monte Verde e traz um ambiente tranquilo e aconchegante para seus hóspedes.

Cercada por eucaliptos, os visitantes mantêm contato constante com a natureza e também com os animais nativos que residem na área. Os chalés contam com frigobar, televisão, internet Wi-Fi e lareira. A pousada oferece também café da manhã e estacionamento gratuito.

50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page